Dicas Médicas

domingo, julho 10, 2005

Depressão

É um tema que sempre me fascinou e esteve presente durante toda a faculdade pela sua alta prevalência. Cerca de 15 % da população desenvolverá ao longo da vida um episódio de depressão. Em 1996 a Organização Mundial de Saúde declarou a depressão como a maior responsável pelas incapacidades, seguida pela anemia. A conseqüência mais grave da depressão é o suicídio, sendo que 15% dos pacientes com depressão grave têm esse fim.

O humor deprimido (triste) é uma entidade diferente do transtorno depressivo sendo uma reação normal a situações de perda e adversidades da vida. É importante caracterizar que a depressão não é uma fraqueza de caráter, mas sim uma doença, necessitando de cuidados médicos, pois pode ser conseqüência de uma patologia orgânica (hipotireoidismo por exemplo) ou estar associada a outros quadros que quando tratados provocam a remissão do episódio depressivo (abuso de álcool e drogas, uso de medicamentos como corticóides e esteróides anabolizantes, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de ansiedade generalizada, transtornos alimentares). Uma exceção a essa observação é o transtorno do pânico que deve ter seu tratamento concomitante ao da depressão.

Em relação ao diagnóstico, cinco dos sintomas relacionados devem estar presentes e pelo menos um dos dois primeiros. Além disso, os sintomas devem estar presentes na maior parte do dia, quase diariamente, por pelo menos duas semanas.

  • Humor deprimido na maior parte do dia, quase diariamente
  • Redução significativa de interesse ou prazer em quase todas as atividades, na maior parte do dia, quase diariamente (percebida pelo indivíduo ou outrem)
  • Perda ou ganho significativo de peso
  • Insônia/hipersônia
  • Agitação/retardo psicomotor
  • Redução de energia
  • Sentimentos de autodesvalorização
  • Redução da concentração
  • Idéias recorrentes de morte ou suicídio


Algumas particularidades:

Luto

O humor depressivo no luto é aceitável em um período de 2 a 6 meses.

Transtorno Bipolar

Uma pequena porcentagem de pacientes com depressão apresenta esse transtorno, caracterizado por alterações cíclicas de humor com alternância de episódios definidos de depressão e mania (humor exaltado, expansivo).


O tratamento é feito com base em medicações e psicoterapia em alguns casos, podendo variar de um período de nove meses até a vida toda. É extremamente importante o reconhecimento e tratamento precoce dessa patologia visto que após o primeiro episódio a chance de recorrência é de 50%, após o segundo 70% e após o terceiro 90%. O tratamento não adequado está relacionado a um maior número de recorrências.

Para saber mais sobre o assunto leia:
Depressão Diagnóstico e Tratamento pelo Clínico
Autores: Fabiano Coelho Horimoto, Danusa Céspedes Guizzo Ayache, Juberty Antônio de Souza.
Editora Roca, 2005

Pessoal, qualquer dúvida perguntem nos comentários, abraço pra todos.

4 Comentários:

  • Importante tocar nesse assunto. As pessoas tendem tratar os depressivos como se "estivessem fazendo tipo" ou então como se fosse apenas um estado de tristeza sem causa.
    Por isso a depressão acaba fazendo suas vítimas, às vezes, entre adolescentes - os "rebeldes sem causa".

    By Blogger Luiz Roberto Lins Almeida, at julho 10, 2005  

  • É importante também comentar que a depressão não é a mesma coisa que passar uns dias triste...é uma doença, que merece atenção multiprofissional. E os antidepressivos não devem ser usados por todos indiscriminadamente pra tentar "alegrar os ânimos", como às vezes a gente encontra.

    By Anonymous Anônimo, at julho 19, 2005  

  • E o mais importante: não devemos encorajar que medicações como a Fluoxetina sejam encaradas como 'pílulas da felicidade'... até porque há casos refratários, hehehe....

    By Anonymous Anônimo, at julho 28, 2005  

  • Fuio eu quem deixou o comment anterior, Vanessa... Esqueci de assinar...

    By Anonymous Anônimo, at julho 28, 2005  

Postar um comentário

<< Home