Dicas Médicas

quinta-feira, agosto 18, 2005

Prevenção do CA de mama (aproveitando do post da semana passada)



Na realidade esse termo prevenção não é correto, o que pode ser feito é apenas a detecção precoce, uma prevenção secundária. No Brasil o câncer (CA) de mama é a segunda causa de morte em mulheres por neoplasias malignas perdendo na maioria dos estados para o CA de útero. Quando da detecção precoce a sobrevida em 5 anos é de 97% ,ou seja, em 5 anos apenas 3% das pacientes diagnosticadas terão falecido por essa causa.

Métodos para a detecção precoce: a partir dos 20 anos toda mulher deve realizar o auto-exame das mamas. Este deve ser feito sete dias após o término da menstruação. Passos do auto-exame:
  1. Em frente ao espelho observa-se o contorno das mamas a inspeção estática
  2. Levanta-se os dois braços
  3. Mão na cintura
  4. Inspeção dinâmica braços em movimento vertical na lateral do corpo
  5. Palpação da utilizando os dedos da mão contralateral a mama (mama esquerda examinada com a mão direita por exemplo) de forma circular e centrípeta (da parte mais externa para mais próxima ao mamilo) com o braço do mesmo lado da mama estendidos para trás com a mão apoiada na porção posterior da cabeça.
É importante que a mulher conheça sua mama, quando surgir qualquer anormalidade ela deve procurar um médico ginecologista. Além disso é recomendado um exame clínico anual por esse profissional.

A mamografia é o método de escolha para o rastreamento realizado após os 40 anos a cada dois anos e anualmente após os 50 anos para mulheres sem fatores de risco para CA de mama (história familiar positiva principalmente parentes de primeiro grau, menarca precoce e menopausa tardia, uso de contraceptivos orais, história pessoal de hiperplasia atípica –alteração histológica da mama).Para as mulheres com história familiar positiva, planeja-se mamografia a partir dos 35 anos de dois em dois anos.

Apenas 1% dos cânceres de mama ocorrem em homens, sendo comumente diagnosticados tardiamente, dando a falsa impressão de pior prognóstico. Ocorrem preferencialmente na faixa etária de 60-69 anos sendo que algumas doenças aumentam o risco: síndrome de Klinefelter, terapia estrogênica, síndrome dos testículos feminilizantes , trauma e irradiação Para os homens é sugerido que procurem um médico urologista ou oncologista quando observarem anormalidades nas mamas.

1 Comentários:

  • Interessante notar que o câncer de mama nos homens é praticamente desconhecido destes. Um seriado de tv chamado "OZ" retratou esse preconceito.
    ainda bem, que pela média de idade, ainda estou mto longe de ser uma possível vítima ;)

    By Blogger Luiz Roberto Lins Almeida, at agosto 19, 2005  

Postar um comentário

<< Home