Dicas Médicas

segunda-feira, outubro 18, 2010

Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar é uma desordem do humor que prejudica a vida das pessoas. Estima-se que 1% da população mundial sofra desse mal. O diagnóstico é feito muitas vezes de forma difícil oscilando entre a mania, que se caracteriza por uma estado de agitação de graus variados até extremos como passar noites sem dormir, gastar dinheiro que não têm, ter relações sexuais com diversas pessoas e se arrepender depois, até depressão com tentativa ou até mesmo o suicídio. Nesse embolado desse sintomas podemos encontrar ainda sintomas psicóticos e alucinações nos quadros maníacos. A causa do transtorno bipolar é genética e está relacionada com a diminuição de alguns neurotransmissores. Dessa forma, seu tratamento está relacionado com a medicação e também terapia. As crises ocorrem em média três em vida independente ou não do tratamento porém são quase que certas sem ele. A família deve ser envolvida no tratamento do paciente com transtorno bipolar pois quando irritado, em mania a maior parte das vezes pode não perceber seu estado e a família pode ligar para o médico e tomar as atitudes devidas. Com a terapia é possível que o paciente reconheça tais sintomas e ele mesmo tente achar mecanismos de auto-correção e gerenciamento do estresse como por exemplo afastar-se da causa ou a regra das 24 horas ( esperar 24 horas para repensar e tomar uma atitude).

1 Comentários:

  • é um transtorno bem triste, se permite dizer. convivi com uma mocinha que tinha esse transtorno. fomos bem infelizes. ela ainda não tinha descoberto a regra das 24 horas.
    na verdade, eu não soube ajudá-la. confundi o transtorno com a personalidade dela e nunca cheguei a ser útil.
    quem me ajudou muito foi a Dra Danusa Ayache, quer na vida prática, quer com o livro sobre Depressão.
    de qualquer forma, minha ex-namorada superou esse problema e hoje leva uma vida normal de pessoa casada. (os estresses gerados pelo transtorno fizeram com que nos separássemos após 7 anos de relacionamento, mas ainda somos amigos e fui padrinho de seu casamento).
    há uma luz no fim do túnel, mesmo quando parece que o túnel não tem fim.

    By Anonymous Asperger, at outubro 22, 2010  

Postar um comentário

<< Home