Dicas Médicas

segunda-feira, setembro 26, 2005

Vasectomia
















Consiste em: secção e/ou oclusão do canal deferente, sendo um método seguro, eficaz e de fácil execução.
Indicação - Contracepção cirúrgica masculina.

Contra-indicações - Infecção local, distúrbio da coagulação (hemofilia).Precauções – não chegam a ser contra-indicações mais exigem cuidados pelo médico: hérnia inguinal, orquidopexia, hidrocele, varicocele, neuroses e desajuste sexual.

Pré-requisitos básicos - Os quatro critérios clássicos são idade ( mínimo de 25 anos, porém não é um pré-requisito absoluto) , numero de filhos (número mínimo discutível), estado civil e estabilidade conjugal. Esses critérios são insuficientes para uma análise que preserve os interesses dos pacientes. Por isso adotam-se hoje critérios mais tradicionais: maturidade - que melhor exprime a qualificação do homem do que a própria idade; conscientização social - indivíduo consciente de suas responsabilidades; conhecimento do procedimento: onde são pesados os riscos e benefícios, vantagens e desvantagens; convicção: onde o cliente demonstra ao conselheiro e ao médico que a vasectomia é a sua opção definitiva e que ele não se seduz com a oferta de outros métodos alternativos para si ou para sua mulher.
Uma vez solicitado o procedimento o homem e/ou o casal devem assinar o consentimento informado.Após a decisão da realização da vasectomia, deverá ser solicitado espermograma de controle, bem como aguardar o prazo de dois meses entre a decisão e a realização do procedimento. Neste período deverá ser fornecido um método contraceptivo seguro e o homem e/ou o casal deverá ser trabalhado com equipe multidisciplinar para avaliar a segurança da decisão.

Diversos tipos de técnicas podem ser utilizados, que diferem entre si quanto ao coto proximal, o qual poderá ser fechado ou aberto.A incisão poderá ser única ou dupla, sendo a preferencial a realizada na região escrotal. A técnica atualmente considerada mais simples e segura é a técnica chinesa, pelo fato do procedimento ser realizado com anestesia local, em consultório e sem uso de bisturi. Após o procedimento, o casal deverá continuar utilizando um método contraceptivo até que seja realizado um espermograma que deverá demonstrar azoospermia.

Uma vez estabelecida azoospermia, a vasectomia oferece uma grande segurança contraceptiva, com falha de apenas 0,1 a 0,15 por 100 homens/ano. A recanalização espontânea é rara porém a reversão microcirúrgica é possível.Importante lembrar que a vasectomia tem uma eficácia maior que a ligadura tubária.

Pacientes que realizaram a vasectomia não demonstraram aumento na incidência das seguintes doenças: Câncer de Próstata, Câncer de Testículo, Urolitíase, Arteriosclerose, Anticorpos antiespermatozóides elevados após a vasectomia não têm repercussão clínica.Também não foram demonstradas diferenças nas taxas de mortalidade entre indivíduos vasectomizados e não vasectomizados.
OBS: Veja os passos no próximo post

24 Comentários:

  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    By Anonymous Anônimo, at setembro 26, 2005  

  • gostei do texto, e interessante notar que os critérios que vc colocou são legais, não médicos necessarimante, certo?
    a questão da maturidade etc.

    By Blogger Luiz Roberto Lins Almeida, at setembro 26, 2005  

  • Sim Luiz, além de tratar-se de uma decisão legal, depende da decisão do médico em "julgar" o paciente como tendo preechido os critérios e realizar o procedimento.

    By Anonymous Anônimo, at setembro 28, 2005  

  • Parabéns pelo esclarecedor artigo sobre vasectomia. Todavia, gostaria de saber se existem casos de recanalização natural após mais de 10 anos da operação, tornando o homem fértil novamente; e, neste caso, ocorrendo a recanalização natural, se há possibilidade do espermograma atestar a ausência de espermatozóides.

    By Anonymous Anônimo, at agosto 01, 2008  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Unknown, at março 23, 2009  

  • Após assinar o documento de consentimento e reconhecer firma em cartório, onde devo entregá-lo?
    Tenho que entregá-lo a algum orgão do governo?

    Obrigado.

    By Blogger Unknown, at março 23, 2009  

  • Tenho 23 anos e tenho muitos planos de vida, no qual filhos não estão inclusos. Sou solteiro, bem sucedido e não quero ter filhos de forma alguma. Adoro crianças, mas não gostaria de ser pai. Tenho planos e projetos para a minha vida, que venho cumprindo desde os 15 anos minhas metas e um filho a essa altura do campeoanto iria colocar tudo a perder. Já procurei vários medicos e todos se recusaram a fazer a vasectomia em mim. Mesmo pagando 3 vezes o valor. O que devo fazer ??

    By Blogger Unknown, at maio 08, 2009  

  • Então Tiago , no seu caso terá que sempre usar camissinha (reforçando o óbvio) e pedir à sua parceira, se fixa p usar anticoncepcional. Os critérios para vasectomia são bem estabelecidos e são raríssimos médicos que se expõe a não cumprí-los pois estatisticamente o jovem se arrepende após. E mesmo após 25 anos tem que lutar pra encontrar um uro que faça, pois eles querem evitar dores de cabeça futura.

    By Anonymous Anônimo, at maio 08, 2009  

  • Vanessa, fiz vasectomia e em 2006 meu exame constatou azoospermia, ou seja a ausência de espermatozoides,a partir desse resultado preciso ficar fazendo constantemente ou esporadicamente espermograma ou esse resultado já é algo definitivo, Cassio

    By Anonymous Anônimo, at julho 10, 2009  

  • Meu nome é Danilo, tenho 28 anos casado ha 1 ano, (mas namorei 8, rsrs), tenho uma linda filha com 6 meses, e um enteado com 10 anos, gostaria de saber se nessa condições eu conseguiria fazer a vasectomia, eu e minha esposa estamos convictos que não queremos mais filhos, já temos um casal, mas no sistema de saude eu não posso por não ter 2 filhos!!!!

    Desde já agradeço...

    By Blogger Unknown, at setembro 13, 2010  

  • Olá Danilo, olha só para vc conseguir a vasectomia deve conversar com o urologista e ele decidirá por fazê-la, é claro que pode encontrar respostas diferentes. Mas se vc convencê-lo que realmente quer fazer expondo seus motivos o mesmo pode fazer ambulatorialmente sem problemas. Já consegui conversando que um urologista fizesse em um colega que ainda não tem filhos o que é teoricamente impossível. Boa sorte

    By Anonymous Vanessa, at setembro 17, 2010  

  • oi meu nome é cristiano eu fiz vazectnmia a 3 anos, mais não sei
    se o metodo é reverssivél ou não,
    minha sirurgia foi feita entre os testiculos e o pênis, e qual a possibilidade da reverssão.
    atenciosamente.

    By Anonymous Cristiano, at setembro 20, 2010  

  • eu tenho 36 fiz vazectnmia a 2 anos 3 meio, mais não sei
    se o metodo é reverssivél.


    obrigado.

    By Anonymous Anônimo, at setembro 20, 2010  

  • Cristiano, a reversão é possível e tem melhor chances de ocorrer com 4 a 4 anos de cirurgia do que 15 ou 16 anos por exemplo. Converse com uma urologista e com certeza o processo pode ser tentado.

    By Blogger Vanessa Paiva Colman, at setembro 24, 2010  

  • Olá, sou portador de uma síndrome degenerativa rara, chamada Síndrome de Marfan. É uma anomalia genética, portanto hereditária... por conta dela, não kero sob hipótese alguma ter filhos. Tenho 29 anos, solteiro infelizmente... mas caso um dia consiga uma parceira, quero evitar filhos a qualquer custo. Posso conseguir uma vasectomia com mais facilidade, mesmo sem ter filhos, por ser portador dessa síndrome?

    By Anonymous Edimilson Gomes, at setembro 11, 2011  

  • Gostaria de saber se a vasectomia faz com que o penis fique menos ereto no caso da relacao sexual, porque... bom, tenho duvidas pois vi isso e a explicacao dele foi a de que ele havia feito vasectomia. Inclusive quero saber tambem se o risco de engravidar acontece facilmente.
    Obrigada.
    Cinthia Velazquez.

    By Anonymous Anônimo, at maio 31, 2012  

  • Bom dia.

    Vanessa, por favor, eu gostaria de conversar com você por e-mail. Eu estou pensando em fazer vasectomia e tenho dúvidas, em qual contato podemos conversar?

    Grato.

    By Anonymous André, at julho 22, 2012  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Caminhando, at agosto 18, 2012  



  • Tenho 30 anos e nenhum filho.
    E não quero ter. Caso eu congele sêmen na Pro-seed, será mais fácil convenser um urologista a fazer a cirurgia? Paulo

    By Anonymous Anônimo, at agosto 18, 2012  

  • olá meu nome é maria o meu marido fez vasectomia deu porblema pressisou de desfazer ele repetiu o exame de expermograma e o resultado foiausencia de espermatozoides azoospermia quro saber se tem chance de ne engravidar e se isso causa algum poblema?

    By Blogger cida, at janeiro 13, 2014  

  • Olá pessoal, SUGIRO UM MÉDICO EM SÃO PAULO PARA OS SEM FILHOS QUE QUEREM VASECTOMIA. www.doutordaniel.com.br
    Tem os endereços lá dos 2 consultório em SP capital. Este opera sem filhos. Dr Daniel Alcantara Pereira


    Tem um outro doutor (neste não consultei) que dizem que faz em São Paulo; Dr Cyro Laudanna; 11 3288-6588 ou 3288-6358; Rua Maestro Cardim, 560 Clínica Paulista; Sp capital, Bairro Bela Vista

    By Blogger Unknown, at março 16, 2014  

  • Olá, me chamo Vitor, tenho 20 anos e um filho de 6 meses. gostaria de saber se é possível solicitar uma vasectomia particular, ou haverá restrições pelos médicos.

    By Blogger Unknown, at julho 10, 2014  

  • Ola...
    Tenho 27 anos e não tenho filhos...tenho uma noiva e iremos casar e não queremos filhos..
    Consigo autorização?

    By Blogger Unknown, at fevereiro 24, 2016  

  • Sou solteiro e sem filhos e queria fazer uma, mas estou sem saco de ficar procurando um médico ou ficar ouvindo sermão.

    Se alguém conhecer um médico de São Paulo que faça (sobretudo pelo convênio) e que possa me indicar eu fico grato!

    By Blogger Evandro Gomes, at fevereiro 20, 2017  

Postar um comentário

<< Home