Dicas Médicas

quinta-feira, novembro 17, 2005

Glicorticóides e transtorno de humor


RESUMO

O objetivo desta revisão é verificar, na literatura, uma relação entre níveis plasmáticos aumentados de corticosteróides e sintomas psiquiátricos, identificar as manifestações clínicas mais comuns e os tratamentos propostos. Alterações no eixo hipotálamo-hipóf ise-supra- renal levando a hipercortisolemia estariam associadas a distúrbios do humor, sobretudo depressão, enquanto que o uso de drogas glicocorticóides estaria relacionado ao aparecimento de sintomas psiquiátricos, como mania, depressão, labil idade afetiva e psicose. O levantamento bibliográfico foi realizado através dos indexadores Medline e Bireme no período de 1993 a 2003, em inglês, francês e espanhol, utilizando-se o cruzamento das seguintes palavras-chave: cortisol, corticosteróides, depressão, transtorno bipolar e psicose. Foram incluídos artigos originais (33) e de revisão (22) e excluídos relatos de caso. Alguns estudos sugerem que altas concentrações plasmáticas de cortisol, em longo prazo, podem levar à depressão, propondo que a utilização de drogas antiglicocorticóides teria efeito antidepressivo. Outros estudos, por outro lado, indicam não haver associação entre hipercortisolemia e episódios depressivos.
Descritores: Cortisol, corticosteróides, depressão,transtorno bipolar e psicose.
PS: Achei muito interessante esse trabalho pois os glicorticóides são usados em doses mínimas de 5mg até doses extremamente altas de 80mg, em diversas doenças, sejam elas reumatológicas, hematológicas ,ortopédicas, do Sistema Nervoso Central. O método do trabalho é simples de fácil execução, sugerindo outros trabalhos dessa forma, entretanto sugere que necessitam de outros trabalhos experimentais para comprovar a hipótese de desencadeamento de transtorno de humor, uma reação adversa pouco lembrada e discutida pela classe médica quando são utilizados esses medicamentos. Quem tiver interessado em todo artigo pode se comunicar comigo pelo site.

Bibliografia:ALHEIRA, F.V; BRASIL, M.A.A. O papel dos glicorticóides na expressão dos sintomas de humor- uma revisão. Rev Psiquiatr RS 27(2):177-86, maio/ago 2005
A foto àcima demonstra a fáscie cushingóide, um dos efeitos colaterais do uso prolongado da corticoterapia. Fonte:VERDUGO S, Cecilia, ALEGRIA B, Jorge, GRANT D, Carlos et al. Cirugía transesfenoidal en enfermedad de Cushing durante gestación: Report of one case. Rev. méd. Chile, ene. 2004, vol.132, no.1, p.75-80. ISSN 0034-9887.

8 Comentários:

  • Um ponto interessante sobre os corticoesteroides administrados exogenamente é o fato de a semelhaça com o cortisol endógeno. Uma grande parte desses medicamentos apresentam diferenças estruturais, o que, creio eu, estaria relacionado com esses efeitos. o Organismo produz o cortisol no córtex da supra-renal, e a intereferencia nos níveis plasmáticos aferariam outras glândulas como a adeno-hipófise.

    By Blogger Fernando, at novembro 19, 2005  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Luiz Roberto Lins Almeida, at novembro 21, 2005  

  • Fernando , orbrigada pelo comentário do orkut :)

    Beto vc sabe que torço por vc e que vai se dar muito melhor do que eu, e essa minha conquista tb devo a vc, vc sabe.

    By Anonymous Anônimo, at novembro 22, 2005  

  • Olá. Sou um rapaz de 22 anos e foi-me diagnosticado a doença de behçet. Para o tratamento dessa doença foi-me receitado rosilan. Sabemdo que é um tratamento à base de cortisona, gostava de saber mais sobre os efeitos secundarios que posso vir a ter. Vou tomar 15mg por dia na primeira semana, e a partir da primeira semana vou reduzir para 7mg por dia...
    Tomei o primeiro comprimido hoje e vou tomar ate 10 de março de 2007...
    Obrigado.

    By Blogger Luís Lourenço, at janeiro 25, 2007  

  • Ola,
    Gostaria de ler o artigo completo sobre cortisol e depressao,
    Se puder me enviar ficarei muito grata,
    obrigada, Dani

    email: danialoppes@yahoo.com.br

    By Blogger Unknown, at agosto 19, 2007  

  • Ola,

    Acabei de deixar meu irmão de 22 anos internado numa clínica psiquiatrica por psicose eufórica (ou algo do gênero) provavelmente causada pelo uso excessivo de cortisona. Hoje ele delirou o dia todo, por ser evangélico incorporou ser um Servo de Deus - Profeta - e mandou milhoes de mensagens para toda a lista de contatos o dia todo.
    Há 2 semanas ele fez uma cirurgia de miopia. Semana passada com sinusite passou no pronto socorro do Einstein onde aplicaram cortisona intra venoso e ainda receitaram via oral. Queria saber mais do trabalho e principalmente, saber das sequelas que meu irmão, um menino saudavel e sem vicios de 22 anos pode ter.
    Obrigado

    By Blogger Unknown, at maio 17, 2010  

  • Olá, sou estudante de Enferamgem e pretendo aprofundar meus conhecimentos nesta área, como t al, gostaria que me enviasse o artigo para o seguinte mail
    baissafe@gmail.com

    Muito Obrigada pela partilha,:)

    By Blogger Mixturinha Criativa, at novembro 09, 2010  

  • Olá,

    Sou de Porto Alegre, tenho Doença de Crhon e iniciei tratamento com prednisona no início de outubro desse ano, tomando 60mg por dia. Atualmente estou em fase de retirada, usando 5mg por dia. Inicialmente a melhora do quadro da doença foi extremamente significativo, causando um alívio das dores e mal-estar geral causados pela doença. Bem marcante está sendo a agitação que sinto e a insônia. Eu tenho pesadelos estranhos e nos últimos dias ouço vozes durante o sono, que é bem agitado, vivo situações de desespero e tenho muito medo - grito durante o sonho e me acordo agitada e com medo. Eu estava fazendo uso de paroxetina, 10 mg por dia, mas suspendi o uso faz em torno de uma semana. Estou muito assustada, pois isso que agora nomeio como alucinações, ou delírios, eu nunca tinha sentido e/ou vivido. Mesmo antes de ler sobre o assunto,onde constam esses termos, eu mesma ja os havia atribuído a essas sensações que estou vivendo. Também estou bem emotiva, chorando fácil, e bem irritadiça.

    Se você puder comentar algo sobre o que expus, será de grande ajuda para mim

    By Blogger Amarílis, at novembro 11, 2012  

Postar um comentário

<< Home