Dicas Médicas

terça-feira, outubro 18, 2005

Rejuvenescimento facial a laser


A Medicina têm evoluído em todas as áreas, meu interesse mais recente foi pela Medicina Estética. Fascinante! Afinal, quem não quer ficar mais bonito ou pelo menos conservar-se e ainda livrar-se de certas pendências. Nessa matéria me limitarei ao tratamento de rejuvenescimento pelo laser.

O processo de envelhecimento dá seus sinais a partir dos 30 anos e é mais evidente em áreas expostas ao sol, a exposição a este é o principal fator para o envelhecimento, também contribuem para este práticas tais como tabagismo, ausência de sono adequado, alimentação não balanceada pela falta de ingesta de vitaminas anti-oxidantes que protegem a pele do processo de envelhecimento, raça branca pela diminuição constitucional de melanócitos tornando a pele mais exposta aos fatores agressores.

A face, o colo e o pescoço são as áreas mais atingidas. O envelhecimento ocorre porque diminui a quantidade de fibras elásticas e colágeno, responsáveis pelo vigor da pele, que é dividida em epiderme (camada superficial), derme (intermediária) e hipoderme (a mais profunda). Quando se fala em rejuvenescimento a laser, devemos explicar que o laser é um aparelho que utiliza a ação da luz. O laser trabalha com o princípio da fotodermólise, ou seja, o feixe luminoso produz calor, que vai produzir o efeito desejável. O calor também é fonte de produção de colágeno e das fibras elásticas.

A aplicação do laser deve ser feita por profissionais capacitados: dermatologistas, médicos estetas (nome do médico que fez especialização em Medicina Estética) pois não é isenta de complicações tais como: cicatrizes, quelóides, distúrbios pigmentares e infecções no pós-operatório. Permanece uma crosta preta em torno de 15 dias e vermelhidão por causa do aumento da circulação na região.

A sensação do paciente é de choques de milisegundos aplicados na pele. Deve ser feito um tratamento de manutenção a cada 6 meses para o laser não-ablativo(mais utilizado). O número de aplicações iniciais depende do resultado obtido e de cada pele, o custo aproximado é de 800 reais por sessão.

Dicas (por Aloízio Faria de Souza**)
· Todo rejuvenescimento facial pode ser complementado com preenchimento com fios russos, Toxina Botulímica (Botox) e implante, para um efeito mais harmonioso. No tratamento com laser não-ablativo deve-se fazer uma manutenção a cada seis meses. Depois que o relógio biológico começa a “bater”, os cuidados com a pele devem ser redobrados, pois o envelhecimento é um processo contínuo. –
· O principal fator de envelhecimento cutâneo é o sol. Não existe uma idade específica para se tomar cuidados. O uso do filtro solar é indispensável desde a infância, porque os efeitos nocivos do sol são cumulativos. Após o tratamento a laser, o protetor precisa ser usado diariamente.

** Aloizio Faria de Souza é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, coordenador Geral do Curso de Formação Continuada em Medicina Estética da "Union Internationale de Medecine Esthetique", (UIME), em São Paulo. Coordenador Geral do Curso de pós-graduação em Medicina Estética da Escola de Medicina Souza Marques, no Rio.

7 Comentários:

  • Bom Vanessa, o artigo diz por si só. E essa questão estética tem alterado muito o psicológico das pessoas (mulheres principalmente). Uma área muito promissora no campo da medicina. Atualmente medicamentos para esse caso não são vendidos em drogarias, mais fazem parte apenas da farmácia clínica dos ambulatórios. O que temos em nossas prateleiras são "COSMÉTICOS" (que na minha opinião deveriam ser vendidos apenas sob prescrição médica devido aos efeitos indesejáveis provocados pelos mesmos) que tem açao profilática, ou paleativas. Pra falar a verdade não confio nesse tratamento devido ao seu alto grau de agressão ao paciente. Muito melhor a ingestão de alimentos que estimulam a produção de colágeno.

    By Blogger Fernando, at outubro 19, 2005  

  • Fernando, concordo com sua opinião de que o laser seja agressivo, o ideal são mesmo as práticas preventivas. Infelizmente quando adotadas não há como furgirmos do processo de envelhecimento. O problema da ingesta de colágeno é que como vc sabe existem mais de 5 tipo de colágeno e quando ingerimos não há como ter garantia que eles irão para face por exemplo enquanto o estímulo produzido pela fotodermólise estimula a síntesel local de colágeno e elastina nos locais deficientes e o resultado é bom.Acredito que é indispensável apenas que o paciente saiba bem que pode haver complicações e esteja ciente do resultado que obterá e decida conscientemente se deseja realizar o procedimento.

    Obrigada pelos cometários que tenato enriquecem este blog.

    By Anonymous Anônimo, at outubro 19, 2005  

  • Bem, infelizmente esse tipo de tratemento ainda é utopico, mais teoricamente daria certo. Como vc ja ressaltou temos pelo menos 5 tipo de fibras de colágeno. Algumas delas participam das cartilagens, outras do sistema ósseo, e as outras estão diretamente relacionadas com fatores da pele. mais se proporcionarmos meios para q o paciente sintetize colágeno no meio endógeno, como a estimulação das células endoteliais, que por sua vez promovem a quimiotaxia de monócitos, que por sua vez proporcionam o meio adequado para que os fibroblastos se instalem. com a ação dos fibroblastos que secretam fibras de colágeno teríamos a pele rejuvelecida. Mais como falei, isso ainda é utópico.
    *****
    bom, se não me falha a memória, é esse o meio de síntese do colágeno. :)

    By Blogger Fernando, at outubro 20, 2005  

  • bom meu nome é ANA TELES, GOSTARIA DE SABER SE EU COM 42 ANOS DE IDADE TENHO CONDIÇÕES DE FAZER ESSE TRATAMENTO A LASER, E QUERIA TAMBEM SABER SE TEM ALGUMA REAÇÃO OU SE CORRO O RISCO DE TER ALGUMA SEQUELA NESSE TRATAMENTO, E TAMBEM QUERO SABER O RESULTADO É IMEDIATO IGUAL AO BOTOX? TIRA AS RUGUINHAS QUE TENHO EMBAIXO DOS OLHOS?? POR FAVOR ALGUEM SE PUDER ME RESPONDA QUE JA QUERO FAZER ISSO A SEMANA QUE VEM.


    UM ABRAÇO
    ANA TELES
    RORAIMA

    By Anonymous Anônimo, at abril 07, 2009  

  • OI PESSOAL A PERGUNTA ACIMA É MINHA MEU NOME É ANA POR FAVOR RESPONDAM
    A PESSOA QUE QUER FAZER ESSE TRATAMENTO É DE GOIANIA E ME PARECE QUE ELA NÃO É MEDICA E SIM ESTETISSISTA E VAI ME COBRAR 2.000,00, POSSO FAZER COM SEGURANÇA??

    By Anonymous ANA TELES, at abril 07, 2009  

  • Eu concordo plenamente na eficácia do laser. Os resultados obtidos pelo laser seja para qual fim for, são ótimos, mas é sabido que existem vários tipos de laser, com finalidades diferentes. Desde que todos os cuidados sejam tomados, como procurar um profissional competente e habilitado, assim como seguir todas as orientações dadas por eles após o procedimento, são muito importantes para um bom resultado. Mas, para quem procura um tipo de tratamento mais acessível, há bons tratamentos feitos com eletroporação,corrente-russa, são tratamentos bem mais baratos, com resultados um pouco mais demorado, mas, que já faz alguma diferença, se feito com bons cosméticos e profissional capacitado.

    By Anonymous Maristela Xavier, at maio 28, 2009  

  • Gostaria de saber se as rugas que aparecem no pescoço e que dá um aspecto muito mais envelhecido que o nosso rosto, teria como alisado completamente e até mesmo rejuvenescê-lo com esses lasers e qual deles seria o mais eficaz ou somente uma mini lifing resolveria o problema. Tenho 52 anos e há um ano entrei na menopausa e meu rosto ficou muito abatido o que nunca tinha aparentado.

    Grata pela resposta

    By Anonymous Anônimo, at outubro 13, 2012  

Postar um comentário

<< Home