A Medicina têm evoluído em todas as áreas, meu interesse mais recente foi pela Medicina Estética. Fascinante! Afinal, quem não quer ficar mais bonito ou pelo menos conservar-se e ainda livrar-se de certas pendências. Nessa matéria me limitarei ao tratamento de rejuvenescimento pelo laser.
O processo de envelhecimento dá seus sinais a partir dos 30 anos e é mais evidente em áreas expostas ao sol, a exposição a este é o principal fator para o envelhecimento, também contribuem para este práticas tais como tabagismo, ausência de sono adequado, alimentação não balanceada pela falta de ingesta de vitaminas anti-oxidantes que protegem a pele do processo de envelhecimento, raça branca pela diminuição constitucional de melanócitos tornando a pele mais exposta aos fatores agressores.
A face, o colo e o pescoço são as áreas mais atingidas. O envelhecimento ocorre porque diminui a quantidade de fibras elásticas e colágeno, responsáveis pelo vigor da pele, que é dividida em epiderme (camada superficial), derme (intermediária) e hipoderme (a mais profunda). Quando se fala em rejuvenescimento a laser, devemos explicar que o laser é um aparelho que utiliza a ação da luz. O laser trabalha com o princípio da fotodermólise, ou seja, o feixe luminoso produz calor, que vai produzir o efeito desejável. O calor também é fonte de produção de colágeno e das fibras elásticas.
A aplicação do laser deve ser feita por profissionais capacitados: dermatologistas, médicos estetas (nome do médico que fez especialização em Medicina Estética) pois não é isenta de complicações tais como: cicatrizes, quelóides, distúrbios pigmentares e infecções no pós-operatório. Permanece uma crosta preta em torno de 15 dias e vermelhidão por causa do aumento da circulação na região.
A sensação do paciente é de choques de milisegundos aplicados na pele. Deve ser feito um tratamento de manutenção a cada 6 meses para o laser não-ablativo(mais utilizado). O número de aplicações iniciais depende do resultado obtido e de cada pele, o custo aproximado é de 800 reais por sessão.
Dicas (por Aloízio Faria de Souza**)
· Todo rejuvenescimento facial pode ser complementado com preenchimento com fios russos, Toxina Botulímica (Botox) e implante, para um efeito mais harmonioso. No tratamento com laser não-ablativo deve-se fazer uma manutenção a cada seis meses. Depois que o relógio biológico começa a “bater”, os cuidados com a pele devem ser redobrados, pois o envelhecimento é um processo contínuo. –
· O principal fator de envelhecimento cutâneo é o sol. Não existe uma idade específica para se tomar cuidados. O uso do filtro solar é indispensável desde a infância, porque os efeitos nocivos do sol são cumulativos. Após o tratamento a laser, o protetor precisa ser usado diariamente.
** Aloizio Faria de Souza é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, coordenador Geral do Curso de Formação Continuada em Medicina Estética da "Union Internationale de Medecine Esthetique", (UIME), em São Paulo. Coordenador Geral do Curso de pós-graduação em Medicina Estética da Escola de Medicina Souza Marques, no Rio.